Gestores de programas sociais estão recebendo e-mails em nome do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) solicitando uma atualização de segurança. As mensagens são falsas e pedem para que os profissionais façam o recadastramento da senha dos usuários do Sistema de Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As primeiras informações sobre os falsos e-mails vieram da coordenação estadual do Rio Grande do Sul, que rapidamente comunicou o órgão sobre a ocorrência.
O MDS e a Caixa Econômica Federal (CAIXA) não realizam ações de recadastramento encaminhando e-mails diretamente às prefeituras e sem comunicação prévia pelos informes do Programa Bolsa Família. No caso das mensagens falsas, apesar de o MDS ser citado no título, tela possuem um domínio diferente do endereço de e-mail oficialmente utilizado pelo órgão, que é o @mds.gov.br.
De acordo com o coordenador-geral de operacionalização do Cadastro Único, Liomar Lima, essa ação visa, possivelmente, roubar a senha dos usuários. “Estamos pedindo às prefeituras que receberem esse e-mail que não sigam nenhum dos passos solicitados e façam a exclusão imediata. O MDS não dispara comunicações sem avisar aos gestores por meio dos informes oficiais do órgão”, orienta Lima.
Aperfeiçoamento do sistema - Em julho desse ano, a CAIXA aperfeiçoou a segurança do Sistema de Cadastro Único e implantou a autenticação do acesso em duas etapas. “Para o gestor da prefeitura ter acesso, ele precisa de uma senha pessoal e outra senha que é gerada aleatoriamente, por meio de aplicativo da CAIXA instalado no celular do operador ou da prefeitura. Então, hoje o sistema está bem mais seguro do que já era antes", avalia o coordenador-geral.
Os gestores que tiverem dúvidas sobre o acesso ao Sistema de Cadastro Único podem entrar em contato com o suporte operacional da CAIXA por meio dos telefones: 3004-1104 para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 726 0104 para demais regiões.
Fonte: MDS