28 fev
  • Atualizado: 28 fevereiro, 2019
  • 0 Comentário
Governo Federal avalia os impactos das ações do Criança Feliz

Em todo o país, 509.728 pessoas – entre crianças e gestantes – já foram atendidas pelo Programa Criança Feliz. Histórias como a da família de Vitória. Para documentar e avaliar o alcance da ação, o Ministério da Cidadania está realizando um levantamento sobre as consequências na vida de mais de 3 mil crianças em 30 municípios diferentes. Os dados vão ser captados durante quatro anos.

A metodologia da pesquisa foi elaborada pelo médico e cientista gaúcho Cesar Victora, reconhecido pesquisador em todo o mundo. Para ele, é provável que ao fim de 2019 já seja possível verificar os primeiros resultados do programa. “A política está muito bem desenhada e temos a expectativa de que ela realmente dê certo, resultando na melhoria do desenvolvimento psicomotor dessas crianças. É uma avaliação rigorosa conforme os mais altos padrões científicos. Nossa expectativa é positiva, mas a ciência é que vai dar a palavra final.”

Avaliação - O secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania, Vinícius Botelho, é o responsável pela captação e análise dos dados, juntamente com cinco universidades parceiras. Ele aponta que já é possível notar os benefícios na vida das famílias e na gestão pública, com a troca de experiências e a criação de uma rede voltada para a primeira infância nos municípios e Estados. Botelho indica de que maneira as pesquisas sobre a primeira infância podem repercutir no futuro. “Será possível saber daqui a algum tempo qual foi o impacto do programa na escolaridade dos beneficiários, no mercado de trabalho, no desenvolvimento juvenil, nos índices de violência. Serão geradas evidências que permitam melhorar as políticas públicas em praticamente todos os aspectos da vida do cidadão”, complementa.

Fonte: MDS

Comentários

    Deixe um comentário